Primeiro concerto do Ventos do Rio, com parte da obra para flauta do compositor Sergio Roberto de Oliveira (1970).
Trio para Flautas nº 1
(flautistas: Maria Carolina Cavalcanti, Rudi Garrido e Maycon Lack)
I - Apresentação
II - Canção (Miriana)
III - Fuga
P...
[+] Primeiro concerto do Ventos do Rio, com parte da obra para flauta do compositor Sergio Roberto de Oliveira (1970).
Trio para Flautas nº 1
(flautistas: Maria Carolina Cavalcanti, Rudi Garrido e Maycon Lack)
I - Apresentação
II - Canção (Miriana)
III - Fuga
Primeiro trio escrito pelo compositor. O primeiro movimento, Apresentação, possui um ostinato rítmico como o de um tamborim. Esse ritmo é executado por todos os flautistas no início da peça, variando apenas as notas. Depois, cada flautista se apresenta individualmente ao público, tocando um pequeno solo. Começa pela flauta 2, depois a flauta 1 é quem sola e finalmente temos o solo da flauta 3, no registro grave do instrumento. Interessante que neste último solo, as outras flautas fazem apenas pequenas intervenções, como uma analogia aos solos de baixo em música popular instrumental, quando a cozinha fica mais econômica, com menos instrumentos e menos notas.
O segundo movimento é bastante lírico. Os elementos repetitivos, tanto no acompanhamento quanto na melodia, criam um estado de transe, como acontece quando não conseguimos nos desligar de um pensamento angustiante, que fica rodando e rodando na nossa cabeça.
O último movimento é uma fuga. As flautas entram em ordem, sempre tocando a melodia, que aparece cada hora em uma altura diferente. O ritmo sincopado do final contrasta com o rítmo inicial tético (nos tempos fortes), dando uma certa graça ao movimento. Nós gostamos de pensar nele como se fosse uma brincadeira de pique-pega entre as três flautas.
O Ventos do Rio é formado pelos flautistas Maria Carolina Cavalcanti, Maycon Lack e Rudi Garrido. Se gostou, curta nossa página também no Facebook.