Lisboa, 15 de Março de 2013 - Acabam de ser anunciados os últimos nomes do cartaz do Festival Grant's True Tales, o maior evento de Storytelling em Portugal, que irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Inês Medeiros, ...
[+] Lisboa, 15 de Março de 2013 - Acabam de ser anunciados os últimos nomes do cartaz do Festival Grant's True Tales, o maior evento de Storytelling em Portugal, que irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Inês Medeiros, José Luís Peixoto, Miguel Esteves Cardoso, Clara Ferreira Alves, Nuno Duarte (Jel), Rui Reininho, Rui Veloso, JP Simões e Armando Teixeira (Balla) são as caras que se irão juntar às personalidades que já estavam confirmadas para a segunda edição do Festival, que será apresentado por Joaquim de Almeida. O primeiro dia do cartaz (11 de Abril) vai ter grandes nomes de diferentes gerações como Herman José, Ana Bacalhau, Valter Hugo Mãe, Anabela Moreira e Carlos do Carmo. Na segunda noite, dedicado a Música e Histórias, em formato inédito de duplas, o cartaz será composto por Rui Reininho (convidado Balla - Armando Teixeira) e Rui Veloso (convidado JP Simões). No dia 13 de Abril será a vez de Nuno Markl, Inês Medeiros, Nuno Duarte (Jel), José Luís Peixoto e Sandra Barato Belo contarem o seu True Tale, a sua história verdadeira.
Nesta última noite, pelas 18h30m, vai ainda decorrer a sessão "História de Vida", em que a jornalista Clara Ferreira Alves entrevista Miguel Esteves Cardoso, um momento que será único na partilha de histórias da vida do aclamado escritor que tão raramente aparece ao público.
Nos dias 12 e 13 do Festival serão emitidos vários documentários, selecionados por Rui Pedro Tendinha. No dia 12 os documentários serão: "Um documentário bestial" de Nuno Costa; "Água fria" de Pedro Neves; e "Fado Celeste" de Pedro Varela, sobre Celeste Rodrigues. No dia 13, a RTP seleccionará também três documentários a serem exibidos.
António Carvalhão, Brand Manager de Grant's, relativamente ao cartaz de 2013 salienta que "Este ano contamos com muitas caras estreantes e alguns repetentes, demonstrando a confiança no Festival Grant's True Tales e na arte do Storytelling. Teremos novamente um excelente cartaz, com grandes personalidades nacionais de diferentes áreas que vão partilhar histórias pessoais com a audiência, num ambiente muito intimista".
A componente solidária de Grant's continua presente nesta 2ª edição, com parte das receitas de bilheteira a serem doadas pelo segundo ano consecutivo à Apoiarte - Casa do Artista, pelo trabalho que realiza na formação de novos profissionais artísticos, a promover e dignificar os que estão na actividade e a proteger os que terminam a carreira.
Segundo o anfitrião deste ano Joaquim de Almeida,
"Confesso que adoro ouvir e contar histórias. São nesses momentos em que viajamos mais.
Em Hollywood sempre me ensinaram que o mais importante são as histórias - "story comes first!". Prefiro evidentemente as histórias que têm aquela curva do imprevisível ou que nem parecem ser verdade. Aliás, as melhores histórias são as inacreditáveis."
FESTIVAL GRANT'S TRUE TALES
11, 12 e 13 DE ABRIL, ÀS 21H30 (duração aproximada: 2h00m -- com intervalo)
TEATRO SÃO JORGE -- Avenida da Liberdade
Valor do bilhete: 10€ euros
Contacto para informações e reservas: TicketLine - 1820 - http://www.ticketline.pt/
Mais informações em: http://www.facebook.com/grantstruetales
Os bilhetes estão disponíveis para venda através da Ticketline e nos locais de venda habituais, pelo valor de 10 € (1 sessão). Parte das receitas de bilheteira reverte a favor da APOIARTE - Casa do Artista.
Sobre o Storytelling
O Storytelling consiste na partilha de histórias verdadeiras contadas na primeira pessoa, resultantes das experiências de vida de cada um. Desta forma, Grant's criou o conceito True Tales, uma plataforma de comunicação que se baseia numa série de eventos de storytelling que promovem a partilha de histórias autênticas que enriquecem a vida das pessoas, levando-as a viajar e a relacionarem-se umas com as outras.
Sobre a Apoiarte - Casa do Artista
A Apoiarte - Associação de Apoio aos Artistas - foi criada em 1986, com três objectivos: apoiar os que começam a actividade, facilitando as condições para a sua formação profissional; promover e dignificar os que estão na actividade; e proteger os que terminam a actividade, especialmente através do apoio na 3ª idade. Actualmente, a Apoiarte tem 38 funcionários nos seus quadros e 15 colaboradores independentes.
O complexo é composto por uma residencial de assistência a reformados - com 51 quartos e 3 salas de convívio -, uma academia de artes cénicas (teatro, rádio, cinema e televisão) - com 2 salas de ballet, 10 salas de formação e 2 ateliers de pintura -, por um teatro, cujo auditório tem capacidade para 340 lugares, e uma galeria para exposições e eventos.