http://pt.euronews.com/ A França pode começar a retirar do tropas do Mali já próximo mês. A informação foi dada pelo presidente François Hollande que confirmou que militares gauleses estão envolvidos em combates na maior cidade do norte do Mali, Gao.
A França...
[+] http://pt.euronews.com/ A França pode começar a retirar do tropas do Mali já próximo mês. A informação foi dada pelo presidente François Hollande que confirmou que militares gauleses estão envolvidos em combates na maior cidade do norte do Mali, Gao.
A França tem no terreno 3.500 soldados. De acordo com o ministro da Defesa, os arredores de Tombuctu e Gao são as principais zonas de atuação dos militares contra os rebeldes islamitas.
Em Gao é possível ver marcas dos confrontos. Os populares confirmam a presença de rebeldes na zona e mostram-se críticos. "Não sei o que o exército está a fazer. Ele anda por aqui, mas se Gao não for protegida num raio de 50 quilómetros e se um rebelde consegue disparar a dez metros daqui, então não sei de que serve ter o exército na zona", diz um popular.
A França receia que a presença de islamitas armados no Mali possa destabilizar toda região. Há dados que indicam que uma fação dos rebeldes, os tuaregues do Movimento e Jihad no Ocidente Africano, prepara-se para negociar um acordo com Bamako.
Sigam-nos:
No YouTube: http://bit.ly/zYBTAR
No Facebook: http://www.facebook.com/euronews.fans
No Twitter: http://twitter.com/euronewspt