A SIC Notícias revelou esta noite as imagens dos incidentes registados no final do Benfica-FC Porto de 20 de dezembro, os quais levaram a Comissão Disciplinar da Liga a suspender preventivamente o romeno Sapunaru e o brasileiro Hulk, jogadores do FC Porto que ...
[+] A SIC Notícias revelou esta noite as imagens dos incidentes registados no final do Benfica-FC Porto de 20 de dezembro, os quais levaram a Comissão Disciplinar da Liga a suspender preventivamente o romeno Sapunaru e o brasileiro Hulk, jogadores do FC Porto que agrediram um segurança no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz.
A decisão sobre o caso vai ser tomada até ao dia 23 de fevereiro, caso as partes esgotem todos os prazos legais permitidos pelo Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Os jogadores portistas já entregaram a contestação à nota de culpa, à semelhança do que fez o Benfica na passada sexta-feira.
O despacho de acusação do processo dos incidentes ocorridos no túnel do estádio encarnado, conduzido pelo relator Renato Dias dos Santos, comprova as agressões dos jogadores do FC Porto Sapunaru e Hulk e responsabiliza os assistentes do Benfica de provocação verbal, após jogo da 14.ª jornada da Liga Sagres, vencido pelas águias por 1-0.
Segundo a acusação, Hulk e Sapunaru arriscam uma suspensão de seis meses a três anos e a uma multa pecuniária de 2500 a 7500 euros. O relator do processo acusa o Benfica de não ter assegurado "a ordem e disciplina no interior do túnel", incorrendo por isso numa multa de 250 a 2500 euros.
--------------------------------------------------------------
Os nomes de Helton, Fucile e Rodriguez passaram a constar do inquérito da Comissão Disciplinar da Liga aos incidentes do túnel da Luz, ocorridos após o Benfica-FC Porto disputado a 20 de Dezembro de 2009.
Confirma-se assim a notícia avançada por A BOLA no passado domingo, em que se deu conta do envolvimento destes três jogadores no sururu gerado no túnel da Luz entre elementos do FC Porto e funcionários da empresa de segurança PROSEGUR, com quem o Benfica tem contratualizado o stewarding.
Ontem na sequência dos depoimentos prestados na Liga de Clubes, no âmbito da instrução do processo, por Hulk e Sapunaru - os dois jogadores expulsos após o fim do jogo por Lucílio Baptista e preventivamente suspensos desde 22 de Dezembro de 2009 - foram solicitados, para efeitos de notificação, os nomes dos stewards envolvidos.
À Liga já chegou, entretanto, o documento onde os stewards são identificados - S.C. é o coordenador da PROSEGUR que teve de receber tratamento hospitalar e R.S. o outro interveniente - e ainda uma informação complementar, prestada pela PROSEGUR e já na posse da Liga de Clubes: S.C. e R.S. apresentaram participação criminal não só contra Hulk e Sapunaru mas também contra Helton, Fucile e Cristian Rodriguez.
Tal como A BOLA revelou no passado domingo, S.C. apresentou queixa-crime contra Givanildo Hulk, Cristian Sapunaru e Helton Arruda, enquanto que a queixa-crime de R.S. foi contra Jorge Fucile, Cristian Rodriguez e Cristian Sapunaru.
Desta forma, a disciplina da Liga de Clubes, neste caso o instrutor do processo, toma contacto pela primeira vez de forma oficial com o nome de mais três jogadores do FC Porto. A partir daqui as diligências deverão incidir sobre as várias testemunhas, tendo como pano de fundo as imagens da vídeo-vigilância do túnel da Luz, já entregues pelo Benfica à CD da Liga e actualmente na posse do instrutor.